domingo, 27 de dezembro de 2009

Manuel Centeno e Catarina Sousa - Campeões do Circuito Nacional de Bodyboard 09

Manuel Centeno e Catarina Sousa sagraram-se, ontem, campeões do Circuito Nacional de Bodyboard no Ribeira Grande Pro 09, que decorreu este fim-de-semana – 18 a 20 de Dezembro – nos Areais de Santa Bárbara, na Ilha de S. Miguel, Açores.

As condições difíceis do mar e o vento forte dificultaram o início da terceira e última etapa do CN BB 09. Por essa razão, a União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores, organizadora da prova, decidiu transferir para a costa Sul da ilha o primeiro dia nas ondas açorianas, onde se reuniram as condições necessárias para dar continuação à disputa entre os cerca de 75 bodyboarders inscritos. Boas ondas, e atletas motivados fizeram deste dia um excelente começo, de que se destaca Ricardo Ferreira, um bodyboarder local que alcançou logo na primeira ronda 16.66 pontos, o melhor score da prova .

No segundo dia, a competição acabou por regressar aos Areais de Santa Bárbara, onde Rita Pires foi a estrela. Durante as meias-finais da categoria Feminina, a bodyboarder veterana (foi 11 vezes campeã nacional) teve uma exibição extraordinária, quando desceu uma onda de impor respeito e deixou a praia ao rubro, qualificando-se assim para a final. No fim do dia, em declarações à comunicação social, não deixou de admitir que apanhou aquela onda porque viu “a série que vinha atrás e sabia que ia ser varrida até à praia se não descesse.” No entanto, durante este heat, Rita Pires não se livrou de ser “engolida” por uma onda semelhante à que tinha surfado.

A bodyboarder da Costa da Caparica surpreendeu ainda quando arriscou em rivalizar com os homens, competindo na categoria Open em duas baterias, justificando que foi uma decisão que tomou para valorizar o seu surf: “fi-lo no princípio do meu percurso e foi isso que me levou a evoluir. Agora faço-o pela mesma razão e por considerar que não me interessa ganhar mais títulos femininos. Precisava de um desafio."

Na categoria Open, a competição foi bastante disputada, com os três candidatos ao título - João Barciela, Hugo Pinheiro e Manuel Centeno – a seguirem para os quartos-de-final. Destaque para os três atletas açoreanos, Ricardo Ferreira, Ivo Baptista e Luís Furtado, que tiveram uma excelente prestação na etapa, e marcaram presença até à 3ª ronda.

No domingo, último dia de prova, o mar esteve mais pequeno (cerca de 1,5 metros), mas, ainda assim, dificil de gerir. A final Feminina foi a primeira a ter lugar, com Catarina Sousa, Rita Pires, Joana Schenker e Anita Lino a tentarem apanhar as melhores ondas para alcançar o título. Catarina Sousa foi quem levou a melhor e pontuou 10.83, conquistando o título de campeã do Circuito Nacional de Bodyboard 2009, feito que já alcançou quatro vezes (1997, 1998, 2002, 2004).

Depois de mais uma vitória, Catarina Sousa deixa grandes expectativas para 2010 ao dizer que deseja ser “campeã do mundo”, pelo que garante que, “se conseguir patrocínios”, além do circuito nacional quer estar presente nos circuitos mundial e europeu de bodyboard. Das restantes atletas que chegaram à final, Rita Pires conquistou o 2º lugar, enquanto Joana Schenker e Anita Lino terminaram, respectivamente, em 3º e 4º lugares.

A final Open não contou com a presença de João Barciela, que ocupava até esta etapa o primeiro lugar do ranking nacional, e inesperadamente foi eliminado nos quartos-de-final, num heat que contava com os atletas Hugo Nunes (também eliminado nos quartos-de-final), António Azevedo e Dino Carmo. Desta forma, a bateria mais aguardada do dia teve nomes de peso: Hugo Pinheiro, Manuel Centeno, Tiago Silva e João Pinheiro.

Hugo Pinheiro entrou cheio de garra e a querer revalidar o título da temporada passada, mas Centeno, em pouco mais de cinco minutos, conseguiu duas ondas de 8.5 e 7.67 pontos. A resposta de Hugo Pinheiro foi de qualidade, mas o bodyboarder nunca encontrou ondas que lhe permitissem dar a volta à pontuação, acabando mesmo por ser ultrapassado por Tiago Silva. João Pinheiro, por sua vez, pareceu ter acusado a pressão de uma final e tardou a reagir. Assim, Manuel Centeno subiu ao primeiro lugar do pódio e sagrou-se campeão do Circuito Nacional de bodyboard 2009, seguido por Tiago Silva (2º), Hugo Pinheiro (3º), e João Pinheiro (4º).

Centeno mostrou-se bastante satisfeito com esta etapa, não se cansando de elogiar a “boa organização” da USBA e as “excelentes condições para surfar rodeados das paisagens maravilhosas” da Ilha de S. Miguel. O bodyboarder do Porto, considera que “o campeonato foi muito competitivo”, revelando que não foi para a Ribeira Grande “a pensar no resultado final”, mas sim em disputar “um heat de cada vez”, conservando a sua energia até ao último minuto. Manuel Centeno desvendou ao SurfingPortugal.com a sua filosofia para 2010: “é começar tudo de novo.”

Sem comentários:

Enviar um comentário